REI EZEQUIAS - PARTE 1



Todo ano o Apóstolo Estevam traz uma palavra profética, de baixo da direção de Deus, para o ano. Neste ano de 2018 a palavra profética é sobre o rei Ezequias, e hoje vou trazer algumas informações da história dele para vocês.

O rei Ezequias é citado nos livros de Reis, Crônicas e Isaías, segundo pesquisadores ele reinou nos anos 715-686 a.C, no reino Sul (Judá), tinha 25 anos quando começou a reinar. Filho de Acaz, um rei cruel e totalmente fora dos princípios espirituais, e de Abi, que significa “Deus é meu pai”. Seu avô materno se chamava Zacarias, que significa “o Senhor lembra”, o que nos faz pensar que as influências cristãs vieram da mãe e do avô de Ezequias, tanto que seu nome significa “Deus é minha força/O Senhor me fortalece”.

“Confiou no Senhor, Deus de Israel, de maneira que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele. Porque se apegou ao Senhor, não deixou de segui-lo e guardou os mandamentos que o Senhor ordenara a Moisés.” 2 Reis 18.5-6.

Neste mesmo tempo que Ezequias reinava no Sul, o reino Norte de Israel vivia um tempo de grande idolatria e haviam sido levados ao cativeiro da Assíria. Enquanto já em seu primeiro ano de reinado, Ezequias reabriu e restaurou as portas do Templo e retirou os ídolos. Trouxe de volta os levitas e sacerdotes para purificar a Casa do Senhor. Ezequias restabeleceu o culto a Deus e entregou ofertas de sacrifício.

Outro ponto chave da história de Ezequias foi o restabelecimento da celebração da Páscoa, onde pela fé e oração de Ezequias, Deus o atendeu e sarou a alma do povo.
Uma das coisas mais impressionante sobre Ezequias está relatado no livro de 2 Reis 20. O rei havia sido atingido por uma doença de morte, e o profeta Isaías o trouxe uma mensagem, para ele se preparar, pois estava chegando a hora dele partir; Mas Ezequias não aceitou e se colocou diante de Deus, orou para que o Senhor se lembrasse de todos os memoriais que ele tinha diante do Pai, e que o permitisse viver. Antes mesmo de Isaías sair da cidade, Deus pediu que ele voltasse ao rei e dissesse que Ele, o Senhor, ouviu a oração de Ezequias e o curou, e acrescentou a ele quinze anos de vida. Além disso, Deus deu ao rei de Judá um sinal de que Sua palavra se cumpriria, e retrocedeu dez graus à sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz (2 Reis 20.10).

Ezequias foi um homem que trouxe avivamento para o povo de Deus, que restaurou não só o templo físico, mas também o espiritual. Foi um homem marcado por experiências e memoriais.  

Redação/Fotografia: Amanda Das Neves.
Fonte: Bíblia Apostólica Renasci e Wolfgang Bühne (chamada.com.br).


Comentários